terça-feira, junho 03, 2003


Um desafio a todos os cidadãos
Um repto aos mestrandos

O Governo e o maior partido da oposição, o PS, acabam de apresentar os seus projectos de Lei de Bases da Educação. A lei que vier a ser aprovada na Assembleia da Repúbica substituirá a actual Lei de Bases do Sistema Educativo, que data de 1986 (embora com alterações pontuais entretanto verificadas).
As mudanças ocorridas no mundo e em Portugal desde 1986 para cá fariam esperar documentos ousados, ambiciosos no projecto educativo para Portugal, capazes de ter em conta os novos cenários em que ocorre, hoje em dia, a formação dos portugueses, tanto os mais pequenos como os mais crescidos.
O desafio que lanço é o de lerem a proposta do Governo e o projecto do PS e responderem às seguintes questões:

- Como interpretar a mudança de nomenclatura nesta lei - de Lei de Bases do Sistema Educativo para Lei de Bases da Educação?
- Como é que os documentos apresentados enquadram e contextualizam as mudanças sócio-culturais com incidências no terreno da educação e formação?
- Que lugar tem nesses documentos o novo ecossistema informativo em que todos temos de nos movimentar, embora em condições e com recursos muito diferenciados?
- Que referências e que lugar dão os projectos apresentados à edfucação para os media enquanto dimensão básica da educação para a cidadania?

Eventuais respostas a estas perguntas poderão ser publicadas neste weblog, desde que os seus autores o autorizem e depois de devidamente editadas (Enviar
para: mpinto@ics.uminho.pt)

Sem comentários: