quarta-feira, novembro 26, 2003

Media: aliados ou adversários da educação?

Sob o tema geral "Direitos e Responsabilidades na Sociedade Educativa", o Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian organiza hoje e amanhã, em Lisboa, uma conferência internacional, cujo comissário é Diogo Pires Aurélio. Um dos temas parcelares a abordar nesta iniciativa intitula-se "Comunicação social: adversária e/ou aliada dos educadores" e tem lugar amanhã, de manhã, com a participação de David Buckingham, do Instituto de Educação da Universidade de Londes, e Jose Manuel Pérez Tornero, especialista em televisão educativa e professor da Universidade Autónoma de Barcelona. A moderação do debate estará a cargo de Francisco Saarsfied Cabral.
No texto de abresentação da conferência, Diogo Pires Aurélio questiona, a propósito da "presumível influência (da comunicação social) na formação da criança, como de todo o tecido social, da sua estrutura simbólica e dos seus modos de comportamento e relação":
"Encarados no seu dealbar como um complemento da tarefa dos educadores, os meios de comunicação de massa transformaram-se num instrumento que muitos, hoje em dia, receiam na medida em que poderá subverter as bases do sistema educativo e, deste modo, acarretar, entre outros prejuízos, a diluição dos vínculos sociais que, por mais frágeis que sejam, fazem falta a qualquer agregado. Pode um dispositivo como a comunicação social desenvolver-se totalmente à margem de qualquer responsabilidade neste domínio? E que responsabilidades se lhe devem atribuir, sem chegar, por um lado, a pedir-lhe mais do que ele realmente pode fazer pela educação nem, por outro lado, entregá-lo aos cuidados do poder, o qual, como a história demonstra, tende inevitavelmente a exceder-se no zelo?"

(Para consultar o programa da conferência, clicar aqui).

Sem comentários: