terça-feira, janeiro 13, 2004

Uma enorme e grata surpresa:
"Ser e ter", de Nicholas Philibert


É daqueles filmes que, se puder, não perca. Estreia na quinta-feira da próxima semana, em Lisboa, Porto e Faro. Intitula-se "Ser e ter" e é um documentário da autoria de Nicholas Philibert. Foi um sucesso de bilheteira em França, no Outono de 2002. Integrou a Selecção Oficial do Festival de Cannes 2002 e recebeu o prémio de Melhor Documentário dos Prémios do Cinema Europeu 2002 e de Melhor Montagem dos Cesars 2003. É espantoso como só agora chega ao circuito comercial português.

Refere a sinopse, inevitavelmente pobre, face ao que o realizador tem a propor ao espectador:
"Numa escola prim?ria na regi?o de Auvergne em Fran?a, Georges Lopez ? professor de uma turma de treze crian?as, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos. Lopez ensina tr?s grupos de diferentes idades em li??es separadas, certificando-se sempre de que eles entendem as tarefas que lhes s?o pedidas - quer seja para pintarem um desenho, aprenderem matem?tica ou a fazerem crepes.
Lopez, um educador veterano ? beira da reforma, ? um modelo de sensibilidade e compreens?o a lidar com crian?as. Nunca levantando a sua voz e falando directamente com eles, o seu afecto ? t?o not?rio como o respeito e a confian?a que as crian?as t?m por ele".

Sem comentários: