segunda-feira, abril 05, 2004

O "Valor-notícia" para Os Mais Novos
Por EDUARDO JORGE MADUREIRA
Público, 05 de Abril de 2004

O "valor-notícia" (as características que deve possuir um determinado acontecimento para ser noticiável) é um conceito que tem sido objecto de inúmeros estudos. O modo como se estabelece a cotação dos acontecimentos no mercado informativo, no entanto, nem sempre é facilmente perceptível. Como se sabe, há temas de indiscutível importância pública que têm um escasso "valor-notícia" e temas irrelevantes que adquirem uma apreciável valia noticiosa. Esta situação suscita, frequentemente, bastante estranheza.
Um dos exercícios propostos aos alunos participantes numa oficina sobre "Como fazer um jornal?", que tive oportunidade de orientar na Fundação de Serralves na semana que passou, consistia em escolher um conjunto de acontecimentos que deveriam ser noticiados. As propostas apresentadas por um grupo de jovens estudantes de uma escola da nossa região permitiu facilmente concluir que há muita informação que não chega e devia chegar, pelo menos, aos jornais e às rádios locais.
As situações de violência no interior dos estabelecimentos de ensino e, sobretudo, nas suas redondezas e o seu impacto na vida quotidiana das crianças e adolescentes deviam merecer mais atenção. A quantidade de ocorrências violentas relatadas, muitas vezes na primeira pessoa, é preocupante. "Fomos agredidos por um aluno que na entrada da porta nos deu cachaços, chapadas e murros", escreveu um aluno. As situações de agressividade não envolvem apenas estudantes. Uma funcionária da escola desmaiou há algum tempo porque "uma rapariga frontal" discutiu com ela, conforme registou outro participante. (...)"

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