quinta-feira, outubro 07, 2004

Declaração da UNESCO
sobre a educação para os Media


Vivemos num mundo em que os media são omnipresentes: um número cada vez maior de pessoas despende uma grande parte do seu tempo a ver televisão, a ler jornais e revistas e a ouvir discos e rádio. Em alguns países, por exemplo, as crianças já passam mais tempo a ver televisão do que a frequentar as aulas.
Mais do que condenar ou justificar o poder inquestionável dos media, torna-se necessário que aceitemos o seu significativo impacte e difusão pelo mundo como facto consumado e que consideremos a sua importância enquanto elemento de cultura no mundo actual. O papel da comunicação e dos media no processo de desenvolvimento não deveria ser subestimado, tal como o não deveria ser a função dos media enquanto instrumentos de participação activa dos cidadãos na sociedade. Os sistemas educativos e políticos necessitam de reconhecer as respectivas obrigações na promoção de uma compreensão crítica dos fenómenos da comunicação entre os cidadãos.
Lamentavelmente, a maior parte dos sistemas educativos formais e não formais pouco fazem para promover a educação para os media ou educação para a comunicação. O fosso entre a experiência educativa que eles proporcionam e o mundo real em que as pessoas vivem é frequentemente preocupante. Porém, se os argumentos a favor da educação para os media são actualmente impressionantes, num futuro próximo serão mesmo incontornáveis, dadas as possibilidades cada vez maiores de escolha no consumo dos media, em resultado de desenvolvimentos em campos como a difusão via satélite, sistemas de cabo interactivos, discos e videocassetes.
Educadores responsáveis não poderão ignorar tais desenvolvimentos, antes trabalharão lado a lado com os seus alunos na respectiva compreensão, procurando fazer luz sobre as consequências de desenvolvimentos como a comunicação interactiva e as incidências na individualização e no acesso à informação delas decorrentes.
Isto não significa que se menospreze o impacte na identidade cultural do fluxo de informações e de ideias entre culturas, produzido pelos mass media,.
A escola e a família partilham a responsabilidade de preparar os jovens para viverem num mundo de imagens, de palavras e de sons de grande poder. Crianças e adultos necessitam de ser alfabetizados em cada um destes três sistemas simbólicos, o que obriga a que se reavaliem as prioridades educativas. Tal reavaliação poderia conduzir a uma solução que se traduzisse numa abordagem integrada do ensino da língua e da comunicação.
A educação para os media só se tornará efectiva quando os pais, os professores, os profissionais dos media e as instâncias de decisão se aperceberem de que têm um papel a desempenhar no desenvolvimento de uma maior consciência crítica entre os ouvintes, os espectadores e os leitores. Uma maior integração dos sistemas educativos e de comunicação seria indubitavelmente um importante passo no sentido de uma educação mais efectiva.

Assim, apelamos às autoridades competentes para que:
Lancem e apoiem programas integrados de educação para os media que se estendam desde a educação pré-escolar até à universidade e à educação de adultos, com o propósito de desenvolver o conhecimento, as competências e as atitudes que encorajem o crescimento da consciência crítica e, consequentemente, uma maior competência entre os utilizadores dos meios electrónicos e impressos. Tais programas deveriam incluir a análise dos produtos mediáticos, o uso dos media como meio de expressão criativa e o efectivo uso dos (e participação nos) meios de comunicação social.

Desenvolvam cursos de formação para professores e outros agentes, com a finalidade de promover o conhecimento e a compreensão dos media e para os formar nos métodos de ensino apropriados, tendo em consideração a notável mas fragmentária familiaridade com os media que muitos alunos já possuem.

Estimulem as actividades de investigação e desenvolvimento relacionadas com a educação para os media, a partir de domínios como a Psicologia, a Sociologia, e as Ciências da Comunicação.

Apoiem e reforcem as acções levadas a cabo ou programadas pela UNESCO, com o objectivo de fomentar a cooperação internacional no campo da educação para os Media.

Grünwald, 22 de Janeiro de 1982.
Declaração aprovada por unanimidade por peritos de 19 nações participantes no Simpósio Internacional sobre Educação para os Media, promovido pela UNESCO em Grünwald (Alemanha), em 1982. Será o ponto de partida da aula de amanhã, do mestrado.

Sem comentários: