quarta-feira, abril 27, 2005

papel do jornal

TV e literatura não são inimigas
Sónia Correia dos Santos, in DN, 27.4.2005

As séries de aventuras infanto-juvenis estão a ganhar posição no panorama televisivo em Portugal. Os autores das colecções ficam reconhecidos e admitem que este é uma forma de estimular o gosto pela leitura.
Depois de a SIC ter lançado há quatro anos e meio a versão televisiva de Uma Aventura, é a vez da RTP, com Triângulo Jota, e da TVI, com O Clube das Chaves e O Bando dos 4, se lançarem neste campo da ficção.
A colecção Uma Aventura, que já tem editados 47 volumes em 23 anos de vida, foi a primeira a passar para televisão. Ana Maria Magalhães, que com Isabel Alçada divide a autoria da colecção, afirmou ao DN que "a televisão e os livros não são inimigos, antes pelo contrário", reforçando que "quem gosta de ler, quer sempre mais".
Existem regras obrigatórias para que os livros destas criadoras sejam adaptados para televisão. "Os valores e a atitude positiva" estão entre elas, mas é preciso que o "espírito da colecção seja respeitado na série", acentuou Ana Maria Magalhães.
"Isto parece uma brincadeira, mas é um trabalho muito sério", concluiu.
Uma Aventura já vai a caminho da sua quarta série, produzida pela SIC. Tem como guionista Vera Sacramento, com quem as responsáveis pela obra têm uma relação de "simpatia e empatia". O acordo para que o seu trabalho literário passasse para a televisão não foi difícil, uma vez que a caixa mágica "está em todo lado e as crianças adoram, sublinha Ana Maria Magalhães.
Nos anos 90, as autoras Maria Teresa Maia Gonzalez e Maria do Rosário Pedreira juntaram-se e criaram a colecção O Clube das Chaves. Agora, a TVI vai estrear uma série com o mesmo nome nas férias do Verão. Serão 13 episódios produzidos pela Skylight, também responsável pela adaptação.
Maria Teresa Maia Gonzalez garante que, para que o trabalho televisivo não se afaste da obra inicial, é necessária "uma boa coordenação" entre os guionistas e os autores. Deve existir entre estas equipas "confiança e colaboração", uma vez que as autoras têm sempre a última palavra, porque "os valores defendidos devem estar sempre presentes".
A TVI tem ainda agendada a produção de uma outra série de aventuras para crianças e adolescentes, O Bando dos 4, de João Aguiar, cujo guião está a ser elaborado por José Fanha, não havendo ainda data de estreia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois bem..
Como tudo começou: Ontem li um livro muito giro em apenas 3horas.. pois era bastante engraçado e queria sempre saber o que vinha a seguir.. estou-me a referir a "O Guarda da Praia" de Maria Teresa Maia Gonzales, e gostei muito..
Estava aqui a pesquisar e encontrei este blog, e chamou-me á atençao a "notícia" que aqui vinha sobre os episódios que vão passar na TVI, é serio? Vão passar?
Eu gostava muito de ver a Uma Aventura mas deixou de dar, embora que eu tenha escrito perto de um milhão de vezes para a Sic, para reporem mas nada feito..
Aguardo uma resposta

Isabel**
isabel_board@hotmail.com