quinta-feira, junho 23, 2005

"Televisão e Cidadania" abre colecção na "Campo das Letras"

Associar os cidadãos ao debate e à participação no serviço público de televisão, desde a sua definição política, às formas que o concretizam e à avaliação do serviço prestado constitui a ideia central da obra colectiva "Televisão e Cidadania", que a Campo das Letras acaba de colocar à venda (declaração de interesse: coordenei o trabalho e sou autor de dois dos textos nele publicados).
Trata-se de um conjunto de estudos realizados no quadro do projecto de investigação Mediascópio, em que também participam Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires e Luis António Santos e que teve por base o debate público desencadeado em Portugal em torno do serviço público de televisão, aquando da entrada do governo presidido por Durão Barroso, na Primavera de 2002.
Em rigor esta é uma obra que teve já, em 2003, uma edição caseira e restrita. Inclui um capítulo novo relativamente à anterior e marca o arranque de uma nova colecção da Campo das Letras, intitulada Comunicação e Sociedade, resultante de uma colaboração entre esta casa editora e o Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
Outras obras se encontram já na calha, com destaque para um livro do especialista holandês de análise do discurso Teun van Dijk.
(Para consultar o índice: aqui; para ler o prefácio, da autoria de Moisés de Lemos Martins, director da nova colecção:aqui).

Sem comentários: