quinta-feira, outubro 20, 2005

Educação para os Media em Movimento

Tal como foi anunciado, o Movimento Educação para os Media (MEM) foi apresentado publicamente segunda-feira na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em Lisboa. A sessão contou com as intervenções de Rui Machete, Presidente daquela Fundação, de Isabel Soares Carneiro, Presidente da Direcção do MEM, de José Sasportes Presidente da Comissão Nacional da UNESCO e de José Manuel Fernandes, Director do jornal 'Público'. Todos os intervenientes realçaram a importância da promoção da educação para os media na sociedade portuguesa - à semelhança do que acontece já, de forma sistemática e consistente, em países como a Suécia, a Noruega, a França e a Espanha, entre outros - com o objectivo de formar públicos mais exigentes e, consequentemente, de media também mais exigentes e de maior qualidade.
O conceito de educação para os media é entendido, pelos proponentes do Movimento, numa perspectiva de educação para a cidadania, como, aliás, tem sido preconizado nos vários documentos e propostas elaboradas por Manuel Pinto neste domínio.
José Manuel Fernandes sublinhou a importância e a necessidade, ao nível da imprensa escrita, de se desenvolver, primeiramente, hábitos de leitura, de se criar leitores, para se poder então actuar ao nível da formação do consumidor dos media.
Durante a sessão foi também proferida uma palestra por Margarida Ruas sobre "Os Mitos contemporâneos na comunicação" e assinado um protocolo com o Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz, um acto que pretendeu simbolizar as redes que o Movimento pretende dinamizar.
Do programa de acção para o próximo ano constam a elaboração de um estudo sobre a Educação para os Media em Portugal, a realização de um encontro nacional e a produção de conteúdos pedagógicos nesta área.
Partilhando o desejo expresso pela Presidente do Movimento na sua intervenção, esperamos que o MEM possa realmente prestar um serviço à sociedade portuguesa, contribuindo para a alfabetização mediática de todos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens.

Contactos do MEM:
Rua Francisco Metrass, nº 58 - 2º Esq.
mmedia@portugalmail.pt

Sem comentários: