quinta-feira, dezembro 21, 2006

Webradio é tema de tese de mestrado

"Rádio na Internet em Portugal - A Abertura à Participação num Meio em Mudança" é o título da tese de mestrado que Pedro Portela submete amanhã à apreciação de um júri, em provas públicas que terão lugar às 16 horas, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (UM), em Braga. O autor é docente do Curso de Comunicação Social da UM e deverá ser dos autores mais antigos de um programa de rádio em Portugal, através da sua colaboração regular na Rádio Universitária do Minho, com o programa "O domínio dos deuses"*.
Pedro Portela estudou as rádios com presença na Internet, procurando analisar, em especial, de que modo tiram elas partido das possibilidades de interacção e participação hoje disponíveis. A tese, elaborada no âmbito do mestrado de Ciências da Comunicação - área de especialização em Comunicação, cidadania e Educação, será analisada e comentada pelo Prof. Rogério Santos, docente da Universidade Católica Portuguesa.
Dois autores que inspiraram Pedro Portela na definição da questão e perspectiva investigadas nesta dissertação foram Bertold Brecht e Mário Kaplún.

(*) O programa musical "O domínio dos deuses" teve início ainda no tempo das rádios piratas e só posteriormente - em 1989 - passou para a antena da RUM

Sem comentários: