quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Estudar as relações comunicação-educação

Um grupo de membros da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação acaba de lançar um convite à constituição de um grupo permanente voltado para "as questões relacionadas com as áreas de cruzamento entre a Comunicação e a Educação".
Em mensagem distribuída pela lista daquela Associação, sublinhase que embora a temática tenha estado presente em congressos e encontros da SOPCOM, "nem sempre a sua abordagem tem sido feita da forma mais sistematizada, essencialmente devido à falta de um Grupo de Trabalho (GT)". (Ver aqui as normas para a criação de GT's)
"A grande importância do tema mantém-se e a sua actualidade também, sobretudo porque na Europa, e mesmo noutras partes do mundo, se verifica uma crescente tomada de consciência em torno da problemática da Literacia face aos Media, incluindo a Literacia Digital, como
uma das principais dimensões pedagógicas da comunicação" -observam os proponentes.
A ideia, com este "repto", é, assim, "tentar formar um GT que chame a si responsabilidades reflexivas, analíticas e críticas sobre esta temática, das quais possa dar conta à comunidade científica e académica, nomeadamente no seio da SOPCOM".
Os interessados em integrar este GT devem contactar os Profs. Sara Pereira (Universidade do Minho) e Vítor Reia Baptista (Universidade do Algarve).

Sem comentários: