terça-feira, julho 24, 2007

Conferência Anual da IAMCR

Estamos no segundo dia do Congresso Anual da IAMCR (Internacional Association for Media and Communication Research), que decorre em Paris, na sede da UNESCO, sobre “Media, Communication, Information: Celebrating 50 Years of Theories and Practices”.
Como é habitual, o Congresso organiza-se em torno das sessões temáticas constituídas no âmbito da IAMCR. Hoje de manhã apresentei, na secção audiências, uma comunicação intitulada "Young Audiences Through the Eyes of Television Professionals" que despoletou um interessante debate acerca da televisão para crianças.Discutiu-se, por exemplo, a forma como a TV, a que é especificamente dirigida às crianças mas também todos os outros programas que elas vêem, permitem ou promovem a sua participação na esfera pública. A partir daqui, a discussão alargou-se à participação das crianças na programação que lhes é dirigida, as formas e/ou oportunidades que os mais novos têm para intervir nesse processo, para expressar as suas opiniões acerca da programação, para fazer ouvir as suas vozes.
Tendo apresentado uma comunicação sobre as perspectivas dos profissionais, directa ou indirectamente ligados à TV para crianças, sobre a audiência infantil, o desafio colocado foi o de desenvolver um estudo sobre o que as crianças pensam sobre a programação que lhes é dirigida. Um desafio que não estava, de todo, fora dos nossos objectivos de investigação.
Uma participante rematou, da assistência, o debate da melhor forma possível: a investigação que se desenvolve neste âmbito é também uma forma de fazer ouvir as vozes das crianças.

Sem comentários: