quinta-feira, agosto 23, 2007

Estão as crianças europeias demasiado
confiantes perante os riscos da Internet?


A pergunta foi objecto de um estudo qualitativo realizado pelo Eurobarómetro, mas com uma inovação significativa: é a "primeira vez que se pergunta directamente às crianças europeias como utilizam as tecnologias em linha, quanto tempo navegam por prazer ou por necessidades de estudo e como lidam com os riscos," segundo declarou Viviane Reding, Comissária Europeia responsável pela Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação Social.
O 'press release' sobre os resultados deste trabalho refere, a dado passo, esta declaração da referida comissária:

"A capacidade de utilizar activamente os novos meios de comunicação é fundamental para o desenvolvimento, na Europa, de uma sociedade baseada no conhecimento. Ao mesmo tempo, os resultados deste inquérito alertam para a necessidade de uma educação pró-activa em matéria de meios de comunicação em linha. Além disso, é necessário continuar a sensibilizar as pessoas, sobretudo os pais, para as oportunidades e os riscos dos novos meios de comunicação. Quando está em causa a segurança dos nossos filhos, todo o cuidado é pouco."

O texto com os resultados do inquérito do Eurobarómetro sobre a utilização das tecnologias em
linha pelas crianças encontra-se disponível online, em inglês e francês.
...
O jornal Le Monde, através do qual tive conhecimento do estudo do Eurobarómetro, traz hoje um texto sobre este assunto, intitulado Les jeunes Européens sont conscients des risques du Web.

Sem comentários: