quinta-feira, maio 29, 2008

Desintoxicar-se dos ecrãs

É claro que o conceito de desintoxicação aplicado aos ecrãs já encerra todo um mundo de questões. Mas é assim mesmo, recorrendo a esse problemático termo que o jornal Le Monde de hoje se refere a uma iniciativa que, desde a semana passada, foi assumida pelos cerca de 250 alunos de uma escola primária dos arredores de Estrasburgo, em França. O propósito colectivo foi precisamente esse: durante dez dias, pôr de lado todo o tipo de ecrãs - de televisão, computador, consolas de jogos. A notícia não indica se também telemóvel. Mas o desafio não se ficava por aqui: era preciso aprender a ocupar o tempo de outro modo, de um modo que fosse interessante.
Muitas crianças tomaram a coisa a peito, no sentido de mostrar que eram capazes de levar a carta a Garcia. E a coisa não foi fácil para alguns. Basta dizer que pelo meio houve, por exemplo, a transmissão da final da Liga dos campeões europeus. No entanto a taxa de sucesso está a ser elevada, a ponto de os media e o próprio Governo terem começado a prestar atenção ao caso.
Inspirada numa iniciativa idêntica que já faz o seu caminho no Canadá, a experiência francesa tem objectivos muito simples: melhoria do bem-estar e do humor das crianças, mais tempo de convívio entre os membros da família, menos disputas... Já se pensa em repetir a operação.

Sem comentários: