terça-feira, maio 20, 2008

Pegaram nas câmaras e mostraram(-se)

O Público Ultima Hora traz hoje uma notícia que merece ser aqui transcrita. Afinal não é todos os dias que vemos as televisões- o operador público, em particular - a actuar deste modo, dando protagonismo aos protagonistas do quotidiano de um bairro problemático:

"RTP apresenta o outro lado da Cova da Moura

Conhecer um dos bairros mais problemáticos da região de Lisboa através dos olhos de quem lá mora. Este foi o desafio lançado pela RTP e pela produtora “Até ao Fim do Mundo” aos moradores do bairro. Depois de um workshop de TV, feito em parceria com a Associação Cultural Moinho da Juventude, o resultado foram seis documentários que o canal público hoje apresenta pelas 21h30.

Durante três meses, jovens de todo o bairro levaram uma câmara para as suas casas e filmaram o dia-a-dia do bairro, da família e dos amigos. A relação da polícia com os moradores, o abandono escolar, a reinserção na sociedade de jovens ex-reclusos, o dia-a-dia das mães do bairro, a falta de infra-estruturas, o futebol e o hip-hop são alguns dos temas abordados.

É esta realidade que Catarina Furtado hoje apresenta numa emissão especial onde são dados a conhecer os jovens documentaristas e é revelado um outro lado do bairro, através da visão de quem mora na Cova da Moura.

Esta emissão especial conta ainda com vários momentos musicais e algumas surpresas. Neuza, que tem feito sucesso a cantar os novos ritmos africanos como a tarrachinha, é a artista convidada. Os grupos de hip-hop do bairro - "Lord Strike", "Kromo di Ghetto" e "Soul Jah" - também sobem ao palco. Já os ritmos quentes de Cabo Verde são nos trazidos pelo funaná de "As Flores da Kova" e o batuque do grupo "Finka-Pé".

Sem comentários: