sábado, maio 10, 2008

Um dia sem TV

A organização ACMedia propôs para hoje um dia sem TV, uma campanha que quase não teve eco nos media, intitulada "Um dia 10 sem ver televisão", sugerindo que as pessoas possam encontrar alternativas ao pequeno ecrã. A própria ACMedia tomou a iniciativa de organizar em Coimbra, no Instituto Justiça e Paz, um Seminário dedicado a Jovens, Pais e Educadores com o objectivo de difundir o projecto SeguraNet "para que se progrida adequadamente no bom uso dessas tecnologias".
Justificando a sua campanha, aquela associação refere:

"A importância da televisão é indiscutível e a penetração proporcionada pelas novas plataformas multimédia cada vez mais a tornam numa ferramenta que bem utilizada e melhor programada se traduzirá numa mais valia para a sociedade civil.

A busca da qualidade requer interiorização e estudo de modo a que se alcance a criatividade que gere o entretenimento para um público variado, defenda valores consensualmente aceites e promova a interactividade.

Passar um dia Sem Ver Televisão é uma alteração à rotina que procura sensibilizar os utilizadores sobre a adopção de medidas alternativas que modifiquem os hábitos que a comunidade científica já reconheceu como nefastos para a saúde pública.

Ao tempo excessivo que as crianças e os jovens despendem frente ao écran, para além do imobilismo que provoca a obesidade e outras patologias daí derivadas, acresce uma programação de fraca qualidade pedagógica que é transmitida em horário nobre e promove estilos de vida que não se coadunam com um bom relacionamento entre gerações e são factores importantes para o aumento da violência e do sexo casual".

Sem comentários: