terça-feira, setembro 23, 2008

Magalhães...


"Pequenos estudantes explicam como funciona o Magalhães" é um excerto do Jornal da Tarde de hoje. Foram convidados "dois pequenos estudantes" para, como diz o título do vídeo, explicarem como funciona o Magalhães.

Ficam alguns excertos deste insólito Jornal da Tarde (com transcrição livre).

Jornalista: O que é que já descobriste esta manhã do Magalhães?
Maria: Esta manhã descobri alguns jogos, a internet da caixa mágica...
(...)
Jornalista:Podes fazer muitas coisas... Mas este computador é feito para que se possa estudar, trabalhar... É fácil fazer uma busca no Google e rapidamente encontrar matérias da tua escola. Já fizeste isso esta manhã?
(...)
Jornalista: Achas que é um computador complicado de trabalhar ou rapidamente se percebe como tudo funciona?
Gonçalo: É mais adequado para as crianças.
(...)
Jornalista: Achaste que se percebe tudo à primeira ou preciso ainda grande explicação por parte dos professores nas escolas?
Gonçalo: Sim, é preciso um pouco de explicação.
(...)
Jornalista: É simples enviar um e-mail deste computador?
(...)
Jornalista: Através deste computador, com uma câmara pequena, é possível seguir um aula lá em casa...

Logo de seguida, num directo de quase 5 minutos, o Primeiro Ministro rejubila com o Dia Magalhães.

Com o Magalhães pretende-se melhorar a educação no nosso país. Todos os estudos indicam que a introdução das tecnologias da informação e comunicação melhora a aprendizagem e o ensino, e os resultados obtidos. Outro objectivo é também fazer com que esta geração saia para o mercado de trabalho familizarizada com as tecnologias, que não saia info-excluída.
O outro objectivo é levar o Magalhães para casa das pessoas e ajudar no processo de infoinclusão. Quando um Magalhães entrar numa casa, nunca mais essa casa será a mesma. O Magalhães é um computador para ser utilizado dos 7 aos 77. É um computador que faz tudo aquilo que nós necessitamos.

Uma apologia panegírica poderá não ser a melhor forma de se compreender o contributo deste computador. O computador, por si só, nada resolve. Poderá ser um excelente recurso de aprendizagem e, desejavelmente, objecto de estudo. Mas não é o facto de ter "uma bateria com maior duração" (destaque esta manhã, na Antena 1, das palavras da Ministra da Educação) que vai revolucionar a forma de aprender. O Magalhães é apenas um passo, naturalmente muito importante.

Sem comentários: