quinta-feira, outubro 09, 2008

Seminário sobre Literacia Mediática e Direitos Humanos

Começou ontem em Graz, Áustria, um 'curso' de formação de formadores sobre ‘Media Literacy based on human rights - Media Literacy applied to social networks and new media environment’, promovido pelo Conselho da Europa no âmbito do programa ‘Pestalozzi’.
Este é o primeiro módulo de um programa de formação que decorre ao longo de oito meses e que será concluído num segundo módulo previsto para Maio do próximo ano.
Um dos principais objectivos desta formação é a produção de materiais que possibilitem, e estimulem, a promoção da literacia mediática nas instituições educativas. A atenção está particularmente centrada nas possibilidades que a Web 2.0 proporciona actualmente aos jovens e na Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Dois apontamentos sobre o dia de hoje:

- a introdução aos trabalhos começou com o visionamento do vídeo ‘Comme Hier?’ (disponível no Youtube em http://br.youtube.com/watch?v=opjnLmwzV-E). Foi uma forma interessante de iniciar a discussão sobre os propósitos que reúne, neste programa de formação, cerca de 30 participantes de vários países da Europa;

- numa das sessões de trabalhos em grupo, Leo Pakkala, da Faculdade de Educação da Universidade de Lapland, Finlândia, comentou que não faz sentido, hoje, haver distinção entre jovens ‘users’ e jovens ‘producers’, considerando que fará mais sentido falar-se em ‘produsers’, um termo que poderá significar a fusão dos dois papéis num só.

Os trabalhos prosseguem até à próxima sexta-feira, dia 11.

1 comentário:

Anónimo disse...

O vídeo está, de facto, muito apelativo. Levanta questões muito pertinentes, para as quais ainda há poucas respostas. De facto, os professores devem ser convidados a fazer uma reflexão acerca do que é o ensino hj, com media tão poderosos ao seu alcance. Impedir os media de entrar na aula, não é, sem dúvida, a solução. Primeiro têm de descobrir como poderão ajudar os alunos a construir conhecimento, através da informação que veiculam.

Sandra Cristina Silva