quinta-feira, outubro 22, 2009

Prémio internacional em Educação para os Media

Três investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho recebem hoje o Evens Prize for Intercultural Education 2009 - Media Education, em Bellaria,Itália, numa cerimónia que terá lugar durante o 2º Congresso Europeu de Educação para os Media.

A candidatura apresentada pelo CECS (com equipa constituída pelos investigadores Sara Pereira, coordenadora, Luís Pereira e Manuel Pinto) traduziu-se num projecto intitulado Media Education in Booklets: Learning, Knowing and Acting. O prémio é atribuído pela Evens Foundation, da Bélgica, e tem o alto patrocínio da Comissária Europeia para a Informação, a Sociedade e os Media, Viviane Reding. Visa "realçar a importância da Educação para os Media e promover o desenvolvimento de propostas sustentáveis neste âmbito, dirigidas a crianças na Europa".

O projecto do CECS foi submetido a 15 de Janeiro deste ano, tendo passado pelo 'crivo' de várias selecções intermédias e a visita à Universidade do Minho de um elemento do júri e coordenador de projecto da Evans Foundation. Consiste na produção de três livrinhos que incluem trabalho de criação gráfica de personagens e que visam sugerir a pais e educadores indicações úteis sobre como lidar com os media, no dia a dia, tendo por base investigações feitas no âmbito do CECS. O primeiro booklet, pronto para difusão, incide sobre a TV, seguindo-se outros dois sobre jogos véideo e Internet e redes sociais.

1 comentário:

Maria disse...

muitos parabéns, pela ideia e pelo prémio!