sábado, março 13, 2010

Sete anos de caminho

«Estar educado para os media é estar preparado para lidar com quantidades enormes e sempre movediças de informação.»
Francisco Múgica, Universidad Politécnica de Catalunya

Talvez uma das melhores formas de descrever a actualidade informativa é justamente recorrendo à ideia de info-obesidade. Porque mais informação não significa necessariamente melhor formação e maior conhecimento, parece-me que os propósitos de alertar para um uso crítico dos media ganham aqui novo fôlego, novo relevo, perante a montanha de formatos que todos os dias bombardeiam os nossos sentidos para nos informar. E é precisamente neste contexto que assinalamos, esta semana, as sete primaveras deste projecto.

São sete longos anos. Como diria um dos autores deste blogue, Luís Pereira, «7 anos na Internet é muito tempo». A verdade é que o blogue Educomunicação é um dos mais antigos que estão ligados ao Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade do Minho.

Como membro mais recente deste projecto que reúne quatro investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), fico bastante satisfeito por pertencer a uma equipa de profissionais que trabalha, desde há vários anos, as temáticas da educação para os media. Integrar este blogue abriu-me, sem dúvida, as portas para a compreensão de um mundo que, do meu ponto de vista, ainda está muito no das ideias. Não questiono a existência, validade e pertinência de projectos e demais iniciativas. No entanto, a vida empírica é pobre em iniciativas estruturantes, impulsionadoras e de sucesso, que ajudem as audiências a lidar com os media, ao ritmo de várias despreocupações políticas. Não é por acaso que o professor Manuel Pinto fala algumas vezes no termo 'batalha'.

Os meus votos finais são para aqueles que nos seguem, de forma mais ou menos regular, para que façam chegar até nós sugestões, ideias, opiniões. Que se juntem a esta 'luta'. Como diria José Afonso a este propósito, «afinal há caminho».

Sem comentários: