segunda-feira, maio 17, 2010

Agenda digital, uma prioridade da Comissão Europeia

A proposta está definida como prioritária e foi esta manhã discutida no Parlamento Europeu. A vice-presidente da Comissão Europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes, defendeu que até 2013 todos os cidadãos da União Europeia (UE) deverão ter acesso à banda larga de Internet e ser capazes de utilizar os seus telemóveis como 'carteiras electrónicas'. A responsável defendeu ainda que até 2015 todos deverão ter acesso aos serviços públicos online.

Neelie Kroes acrescentou que

«a Europa só poderá beneficiar verdadeiramente da revolução digital se todos os cidadãos e empresas da UE estiverem envolvidos numa nova sociedade digital activa e participativa, que trará benefícios económicos e sociais.»

Na Resolução adoptada hoje, o Parlamento sublinhou a necessidade de existirem boas condições de acesso à Internet em todos os locais, bem como o domínio de algumas competências de utilização dessas ferramentas. O documento destaca igualmente que os indivíduos deverão conhecer os seus direitos nestes contextos digitais e formas de se protegerem de diversas ameaças. Os responsáveis europeus acreditam que este conjunto de intenções pode promover a criação de emprego e o desenvolvimento económico e social, ajudando a Europa a sair da recessão.

Neste ponto, percebemos que existe, pelo menos, consciência e vontade políticas. E no terreno, o que poderemos realmente esperar? As metas traçadas pela Comissão serão demasiado ambiciosas? E em relação a Portugal, até que ponto poderemos pensar numa implementação eficaz de todas estas deliberações?

A Agenda Digital é uma das bandeiras do programa Europa 2020.


Sem comentários: