domingo, maio 02, 2010

Mais uma revista científica de educação para os media que se anuncia, desta vez em França


De uma assentada, uma equipa de investigadores maioritariamente franceses acaba de criar um Centro de Estudos sobre os Jovens e os Media e uma revista científica, que terá a primeira edição em Outubro próximo.
O Centro, que realizou no mês passado o seu primeiro encontro, na Sorbonne, em Paris, é composto por investigadores ligados às ciências da comunicação e da informação que têm um objecto comum: "a educação para os media e as práticas mediáticas dos jovens".
Os objectivos, além de congregar os investigadores, consistem em valorizar a investigação universitária e as práticas educativas; proporcionar um espaço de trocas e de partilha; pôr à disposição dos editores e da imprensa, dos jornalistas e também dos docentes, formadores e educadores e de estudantes diferentes tipos de recursos. A Associação quer ainda ser "um espaço de diálogo com os numerosos actores públicos e privados que intervêm no domínio da educação para os media".
A revista sairá com a chancela das edições de l'Harmattan e terá por título "Jeunes et Médias, les cahiers francophones de l’éducation aux médias".
Com sede em Paris (66 rue Gay-Lussac, 75005, Paris), esta associação pode ser contactada através do mail: jeunesetmedias@gmail.com.
(Fonte: CLEMI]

ACT. (3.5.2010):
Especificamente sobre a revista, um membro da Associação enviou-nos, entretanto, a seguinte informação complementar:
"La revue est semestrielle, le premier numéro sort début octobre 2010, le deuxième début avril 2011. Le premier dossier thématique porte sur les objets médiatiques populaires consommés par les jeunes mais peu pris en compte par la haute culture et le monde de la recherche. Le dossier thématique du deuxième numéro porte sur la sérialité.
La revue comporte trois grands volets : le premier est la parole d'un "grand témoin" issu des médias ou de la recherche, le deuxième un dossier thématique, le troisième s'intéresse aux actions d'éducation aux médias et aux études universitaires qui portent sur les médias d'actualité."

Sem comentários: