quinta-feira, junho 03, 2010

"Cátedra" de Literacia mediática

O Gabinete de Comunicação e Educação da Universidade Autónoma de Barcelona e a Universidade do Cairo, no Egipto acolherão ao primeiro ano da Cátedra UNESCO UNITWIN AoC de "Literacia mediática e diálogo intercultural", segundo informa o site da primeira daquelas instituições universitárias.

Esta Cátedra resulta de um protocolo de cooperação instituído entre a UNESCO e a Alliance of Civilizations (AoC), fixado no programa de acção para 2009-2011 da AoC, e ganhou forma no decurso do III Forum que se realizou no Rio de Janeiro, em 28 e 29 de Maio último. A Cátedra é assumida por uma rede de universidades que desenvolverão iniciativas, investigação e recursos que incorporam a formação para a literacia mediática no quadro do diálogo intercultural.

A AoC é uma instituição lançada por iniciativa dos governos da Espanha e da Turquia em 2005, no seguimento dos acontecimentos relacionados com o 11 de Setembro, e que tem o ex-presidente da República Portuguesa Dr Jorge Sampaio como Alto Representante do secretário-geral da ONU. Com uma centena de estados aderentes e várias outras organizações de âmbito internacional, propõe-se promover o diálogo e a cooperação entre diferentes comunidades, culturas e civilizações, em ordem à prevenção dos conflitos e à construção da paz. Questões como a diversidade cultural, os direitos humanos, a literacia mediática human rights, media e a formação acerca das religiões estão no centro das actividades e programas da Aliança. De resto, a organização possui um site interessante especificamente dedicado à Educação para os media.

Sem comentários: