segunda-feira, julho 12, 2010

EUA: Congresso liga saúde e literacia mediática

Corre no Congresso dos Estados Unidos da América uma proposta de Lei sobre Media Saudáveis para os Jovens, que prevê a instituição de bolsas para promover a literacia mediática e programas orientados para a capacitação dos mais novos e para estimular a pesquisa sobre o papel e impacto das representações das raparigas e das mulheres nos media.
No âmbito desse diploma, prevê-se igualmente a criação de uma task force nacional sobre raparigas e mulheres nos media a instituir no quadro das actividades da entidade reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission. A estrtura visa  desenvolver, numa base voluntária, passos e objectivos promotores de uma representação saudável e positiva das raparigas e mulheres nos media, contrariando a sexualização e a objectificação.
As problemáticas enfatizadas pelas medidas em apreciação cobrem a saúde mental, auto-estima, capacidades de aprendizagem e competências para a resolução de problemas. As áres abrangidas vão da dieta, nutrição, exercício, imagem corporal, ao abuso de substâncias e às rotinas de sono e de alimentação.
É interessante especificar o conceito de media que este documento utiliza: inclui "os programas de TV, filmes, videojogos, música e vídeos musicais, a internet, os media sociais, gravadores de vídeo digitais, telemóveis, revistas, jornais, publicidade e outras tecnologias emergentes orientadas para a comunicação, o entretenimento, a educação ou a informação". 

Para ler o documento: AQUI

Sem comentários: