domingo, janeiro 30, 2011

Interrogando as imagens das revoltas populares no Egipto

Depois da 'revolução do jasmim', na Tunísia, seguimos entre o esperançado e o inquieto a revolta dos populares que afrontam as forças policiais no Cairo, em Alexandria, em Suez e noutras cidades do Egipto.
O governo fez o que pôde para que a informação não circulasse. Desactivou, numa primeira fase, os serviços de telecomunicações e a Internet e, como a Al Jazeera continuasse a fazer a cobertura (e eventualmente a contagiar outros países árabes), mandou também calar este canal.
Temos, assim, imagens e informações condicionadas e este é um primeiro dado que importa ter presente. Captamos versões oficiais e fragmentos de outras informações que, interligadas, nos vão dando um retrato daquilo que há quase uma semana se está a passar, mesmo ali às portas do Médio Oriente.
Uma imagem que me chamou a atenção foi esta:
Segundo esta fonte, trata-se de uma imagem captada por um anónimo.Quando a vi pela primeira vez achei-a espantosa, porque o "ENOUGH" do cartaz exibido pelo manifestante em primeiro plano não se destinava certamente nem à polícia que estava à frente dele nem às autoridades que poderiam observar a cena a distância, mas aos media ocidentais. Achei-a espantosa porque, ao contrário do que seria de esperar, o cartaz e o seu portador dirigiam-se a nós virando-nos as costas, o que, se fosse verdadeira a fotografia, não deixaria de ser original.
Afinal, tratava-se de uma montagem (ver o original abaixo). Não sabemos se em árabe, o que lá estava era o mesmo grito, era o mesmo "Basta!". Fosse ou não, o sentido da cena altera-se significativamente. Ainda que não essencialmente.

E o leitor? Que imagens chamaram a sua atenção? Que reflexões ou interrogações lhe suscitaram?

Actualização:
- Através do Tiago Dias Ferreira, da equipa deste blogue, tive conhecimento deste texto - The Story Behind Last Night's Iconic Photo From the Egyptian Protests - publicado no site da revista The Atlantic, no já 'longínquo' dia 26 de Janeiro. Pelos comentários em reddit.com, fica-se a saber que o cartaz exibido diz, textualmente, "Mubarak, vai-te embora!". Aqui fica como complemento, para compreender melhor os bastidores da badalada foto e do seu autor. E, também, para referir um ponto de vista fundamental para quem quer analisar imagens - não apenas o quadro dado a ver mas também o quadro, ou ponto de vista, as intenções, motivações, contexto de quem dá a ver. Resta saber se a alteração em computador foi feita pelo autor da foto ou por outrem (BBC ou Al Jazeera, a quem o autor cedeu cópias). Seja quem for, abriu aí uma nova vida ao documento original.

Sem comentários: