domingo, abril 17, 2011

Midiaeducação uma ‘boa ideia e uma relação necessária’


A Prof. Nilda Alves, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abre uma série de entrevistas que dão forma a um dossiê sobre Mediaeducação, que a revista digital Pontocom começou esta semana a publicar e que se prolongará pelos próximos três meses. Para esta especialista, autora de vários livros e coordenadora do Laboratório Educação e Imagem e, pelo CNPq, do grupo de pesquisa Currículos, Redes Educativas e Imagem, «Midiaeducação uma ‘boa ideia e uma relação necessária’».

O 'conceito' de mediaeducação, que a entrevistada questiona - ainda que o aceite enquanto prática e enquanto relação entre dois campos - é o ponto de partida do dossiê e é definido como:
"(...) um conceito que se traduz em um trabalho educativo sobre os meios, com os meios e através dos meios. Sobre os meios, refere-se ao estudo e análise dos conteúdos presentes nos diferentes meios e suas linguagens. Com os meios, trata-se do uso dos meios e suas linguagens como ferramenta de apoio às atividades didáticas. E através dos meios, diz respeito a produção de conteúdos curriculares para e com os meios, em sala de aula e, também, a educação a distância ou virtual, quando o meio se transforma no ambiente em que os processos de ensino-aprendizagem ocorrem".

Sem comentários: