terça-feira, março 20, 2012

"Da Gazeta à Internet" - grande exposição em Paris


Acaba de abrir na Internet uma grande exposição da Biblioteca Nacional de França dedicada à História da Imprensa, a qual contou com a assessoria do CLEMI, Centre de Liaison de l'Enseignement et des Médias d'Information). Abre precisamente durante a Semana dos Media que as escolas daquele país estão a celebrar. A exposição "analógica" só aceitará visitantes a partir de 11 de Abril.


Henri Béraldi foi um crítico de arte francês que escreveu, num livro intitulado "Voyage d’un livre à travers la Bibliothèque Nationale", publicado em 1893, o seguinte: "Não querendo faltar ao respeito devido à Imprensa, é preciso dizer que o jornal é hoje uma praga para a Biblioteca e sê-lo-á ainda mais no futuro".
Beraldi queixava-se da quantidade de jornais que, de súbito, tinham começado a chegar às bibliotecas, sobretudo depois de, em 1891, ter entrado em vigor o regime do depósito legal.

Mais de um século depois, a mesma Biblioteca Nacional de França prepara-se para inaugurar uma grande exposição que vai irar partido precisamente das diversificadas e numerosas colecções de jornais e revistas que, deste modo, foram salvaguardadas e são hoje uma fonte importantíssima da memória colectiva.

A exposição, que abre no dia 11 de Abril e encerra a 15 de Julho, intitula-se "La Presse à la Une: De la Gazette à Internet" [A Imprensa na primeira página: da Gazeta á Internet"] e desdobra-se em quatro grandes vertentes: "Uma história da Imprensda em França", "O fabrico da informação", "Escrever o acontecimento" e "Desafios contemporâneos: imprensa e informação depois da revolução digital". Contou com o apoio do CLEMI (Centre de Liaison de l'Enseignement et des Médias d'Information) e da agência AFP.

 Quem não puder passar por Paris no período de abertura, pode sempre consultar a riquíssima mostra que a Biblioteca Nacional de França colocou já online e que, só pelas imagens já vale a pena ser vista. Mas a consulta no no site vale muito mais do que isso porque o site acolhe muita outra informação relevante relacionada com o tema.
Na área da história dos media é, sem dúvida, um dos acontecimentos de 2012.

Para a consulta de um dossiê de apresentação, clicar AQUI.

1 comentário:

Araciele disse...

Olá, entrei no endereço eletrônico sobre A educação para os media em Portugal, e lá encontrei a informação de se conhecesse algum projeto voltado ao tema; enviasse um email para este endereço.
Ok. Estudo na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e comecei a participar esse ano de um projeto denominado Camara Escura: histórias e práticas fotográficas, ministrado pelo professor Paulo Ernesto Scortegana e seus bolsistas. O projeto visa ensinar a fotografia nas escolas do município, concomitantemente ao currículo escolar padrão. Considero o projeto uma ideia muito produtiva e gostaria de compartilhar a existência do mesmo com vocês.

Obrigada

Araciele Ketzer(celikety@gmail.com)