domingo, setembro 02, 2012

A abstinência mediática. Exercício reflexivo de Educação para os Media

Viva uma semana sem fazer uso do telemóvel.  Cada dia deverá escrever o que isto envolveu: pensamentos, reflexões, sensações…em suma, tudo o que a abstinência do uso do telemóvel produziu:

- em si;
- na sua vida de todos os dias (como ocupou aquele tempo, com que substituiu o telemóvel, as reações dos outros à sua volta);
- na sua rede social.

Deverá preencher um relatório com base nos três pontos chave:

1. Como reagiu?
2. Como reagiram os outros?
3.  Qual o género de rede de informação/comunicação que se estabeleceu (se se estabeleceu) no período de abstinência.
4. Quanto dinheiro poupou/gastou?
5. Quão necessário é o telemóvel e porquê?

Os participantes (no caso de ser realizado numa turma) deverão juntar as suas experiências e fazer uma relação única que resuma e reflita os trabalhos de cada um.

(Por Letizia Caronia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Por cá (EBS de Infias-Vizela), foi-nos pedido que durante o dia, não utilizássemos o telemóvel. Na verdade, deveria ser durante toda a semana, como sugerido neste blogue mas, com receio que não aceitássemos o desafio, a "stora" de português propôs apenas um dia.
E assim passamos o dia... Sem telemóvel!
Se tivesse sido o ano passado, com o início do namoro e de outras circunstâncias importantes a ocorrerem nas nossas vidas, certo seria não entregarmos o objeto. Ficar sem esta peça do nosso corpo, seria IMPENSÁVEL!
Hoje, já não pensamos assim! Gostámos da ideia, enfim, da brincadeira e os nossos colegas foram fazendo alguns comentários como se nós tivéssemos sido "uns patetas"! No entanto, deu para perceber que em tempo de aulas, o telemóvel talvez não faça assim tanta falta, porque nesse período costumamos conversar mais uns com os outros presencialmente. O fim de semana é que se torna complicado... São várias, muitas, imensas as mensagens que trocamos entre amigos e namorado(a).
Não foi pelo facto de não termos telemóvel que enviámos, por exemplo, mais mails. Nada disso. O dia foi normalíssimo! Mas não tínhamos horas e nem pudemos ouvir música! Isso fez falta! Não podemos dizer que poupamos dinheiro, porque temos um tarifário gratuito para chamadas e sms... E a "coisa" fica controlada!
Agora percebemos que não ter telemóvel por um dia nos permite pensar deste modo, mas admitamos que uma semana seria custoso. Nem queremos imaginar quanto! Desconfiamos que sentiríamos um isolamento tal que ficaríamos loucos!
Bem! Para animar a "stora", talvez, no próximo ano, possamos largar a dois dias... Isto talvez... talvez...

Ana Rita Ferreira (11ºC)
Leandra Atilano (11ºC)
Sandro Dias (11ºC)