domingo, abril 21, 2013

30 anos do CLEMI, com irradiação internacional


O CLEMI - Centre de Liaison de l'Enseignement et des Moyens d'Information, de França, completa hoje o seu 30º aniversário, se tivermos por referência a data do despacho oficial da sua criação.
Este serviço do Ministério da Educação Nacional, com serviços centrais em Paris, mas presente um pouco por todo o território, nas diferentes 'academias', "tem por missão promover, nomeadamente através de acções de formação, a utilização pluralista dos meios de informação no ensino, a fim de favorecer entre os alunos uma melhor compreensão do mundo que os rodeia, desenvolvendo simultaneamente o seu sentido crítico".
O CLEMI desenvolve, por iniciativa própria ou em parceria com outras instituições, nomeadamente com os meios de comunicação social, acções que vão da formação à produção de recursos, organização de concursos (designadamente de jornais escolares), estudos e publicações. A sua irradiação internacional é igualmente de assinalar, sob a coordenação de um nome de referência em muitos países do mundo, Evelyne Bévort (que, não por acaso, é uma das conferencistas do 2º Congresso de Literacia, Media e Cidadania, que se realiza em 10 e 11 de Maio próximo, em Lisboa).
Em Setembro de 1981, o ministro da Educação Nacional da altura, tendo em conta as múltiplas experiências que um pouco por todo o lado, as escolas levavam a cabo no domínio dos media e da educação, decide encomendar um relatório sobre "a introdução dos meios informativos no ensino". Foram encarregados da tarefa, que se prolongou até Março do ano seguinte, dois especialistas, um dos quais - Jacques Gonnet, professor da Sorbonne e "assessor do director geral do Centro Nacional de Documentação Pedagógica. Gonnet viria a ser nomeado director do CLEMI, quando esta nova instituição foi criada por um despacho de 21 de Abril de 1983.

[Uma apresentação sucinta do CLEMI em português pode ser encontrada AQUI]

Sem comentários: